Carregando..

Você é dessas que vai grifar as partes mais importantes do texto e quando vê, já ficou tudo colorido? Se o marca texto é um material indispensável no seu estojo, que tal usá-lo de um jeito diferente? Veja aqui como fazer lettering com marca texto!

A técnica está super em alta com a tendência dos planners e bullet journals e é uma forma de soltar a criatividade e se destacar (rs)! Duplo sentido intencional à parte, as cores brilhantes e neon não são as únicas características desse material de papelaria que o tornam ideal para o lettering. A ponta chanfrada típica dessas canetas é perfeita para variar seu traço e estilizar suas letras, além de que a transparência dos pigmentos permite a sobreposição de cores, criando  tonalidades incríveis!

Gostou da ideia? Saiba como fazer lettering com caneta marca texto com essas dicas imperdíveis!

Iniciando

Antes de começar, é sempre bom fazer alguns exercícios de aquecimento para se acostumar com as características do material e pegar o jeito de fazer curvas e a transição entre fino e grosso.

Faça vários U em sequência até você sentir fluidez no traço. Uma regra do lettering é, ao fazer o desenho das letras, descer grosso e subir fino.

Se sentindo confiante? Faça esse mesmo movimento de curvas sem tirar a caneta do papel!

 

Treino

Treine também uma sequência de círculos e um alfabeto. É bom entender como as letras funcionam antes de partir para trabalho final, treinar diferentes estilos de letra e explorar novas possibilidades! A variação de espessura do traço é uma questão do ângulo que você segura a caneta, então ao começar a desenhar a letra “a”, comece o traço pela parte de cima, descendo com a ponta larga para fazer a curva, depois subindo com a ponta fina para fechar o círculo. Para fazer a “perninha” do “a”, desça novamente com a ponta larga. Para as outras letras, pense no movimento de subir e descer, mudando o ângulo do marca texto conforme você fizer os movimentos de subir e descer.

Composição

A próxima etapa é pensar na composição do que você quer escrever. Numa folha de rascunho, faça um brainstorm com esboços em miniaturas. Deixe seu traço te levar, pois até os rabiscos mais despretensiosos podem levar à grandes ideias!

Rascunho

Empolgada com as inúmeras possibilidades? Leve seu rascunho ao trabalho final fazendo um esboço à lápis, preparando o traço para te dar segurança na hora de usar os marca textos. Uma dica para manter a consistência é tomar cuidado para que cada letra tenha o mesmo tamanho e espaçamento, além de manter constantes os ângulos. Veja como os tracinhos das letras P estão em paralelo no meu esboço.

Usando o marca texto

Agora é a parte mais legal, em que você finalmente vai usar o marca texto! Fazendo os movimentos que você treinou, passe as canetas por cima do seu esboço. Em seguida, faça detalhes e acabamentos incríveis com a sobreposição de cores. Veja como a mistura cria novas tonalidades e dá um efeito de degradê que ressalta o seu desenho!

Viu como não tem segredo fazer lettering com marca texto? Gostou da técnica e quer aprender ainda mais? Então pegue suas canetas preferidas e clique aqui para conhecer o nosso curso de lettering para iniciantes!

 

Texto e fotos por Helena Antunes de Araújo