Carregando..

Imagine usar suas fotos estáticas e, com elas, criar movimento! Que tal aprender como fazer GIFs com fotos? Em um mundo que compete por atenção, é muito importante ser bastante visual. Por isso GIFs se tornaram um formato bastante popular, não só pelos memes, mas por sua capacidade de chamar atenção. É um formato entre um vídeo e uma foto que permite muita liberdade criativa. Gostou? Leia o tutorial a seguir e repense seus projetos em forma de movimento!

Como usar um gif com fotos?

A ideia de usar fotos em um gif vai muito além de produzir um slideshow. Você pode, por exemplo, mostrar um passo a passo em um pequeno tutorial ou contar uma pequena narrativa. Desse jeito, você pode até criar animações estilo stop motion!

Produzindo as fotos

Pense na sua ideia de GIF e planeje sua execução. Minha ideia para esse GIF era fazer as folhas se mexendo e revelando um gatinho dormindo embaixo delas. O truque de fazer um GIF com foto é controlar o que muda e o que fica no lugar! Para isso, afixei o desenho no chão para que só as folhas se movessem. 

Preparo do cenário

Use um tripé para posicionar a câmera em paralelo à foto. Caso você não tenha um, não se preocupe! Existem soluções um pouco menos glamurosas, mas que garantem o mesmo efeito. No meu caso, usei como apoio um pote e uma caixa de biscoito para posicionar o celular. Desde que sua câmera esteja firme, sua foto não esteja torta e seu “tripé” não apareça na foto, vale usar qualquer coisa!

Com o tripé posicionado e o desenho no lugar, comecei a tirar as fotos. Na primeira imagem, o desenho está completamente coberto com as folhas. Na segunda, movi ligeiramente as folhas para um movimento sutil, até começar a retirar as folhas na terceira foto. Cada clique é uma mudança na cena!

Iluminação

A iluminação é um elemento chave na consistência entre suas fotos. Inicialmente, tentei fazer as imagens com luz natural, mas a claridade variou bastante e o GIF pareceu que estava piscando! Então a dica é, se for contar com a luz do dia, seja rápida!

Montando um gif com photopea

Para finalizar meus GIFs, usei um site chamado Photopea. É como se fosse um Photoshop online e gratuito, com recursos semelhantes, incluindo a parte de fazer GIFs. 

Para animar suas fotos, coloque-as em camadas separadas. Para definir uma camada como frame, nomeie-a como “_a_” para que o programa a reconheça. Em seguida, estabeleça a duração de cada foto colocando uma vírgula e o tempo desejado. Cada 1s equivale a 1000. Veja como minhas camadas estão denominadas “_a_, 300” e “_a_,700”.

Para salvar, vá em Arquivo > Exportar como > GIF. O Photopea te dá uma prévia de como vai ficar o seu trabalho antes de salvar, o que te deixa fazer ajustes antes de finalizar o arquivo.

Entre outras alternativas para fazer GIFs com fotos é o próprio Photoshop, usando o recurso “timeline” e o site Giphy, que é um pouco mais limitado.

Anotou todas as dicas? Quer deixar aquela foto mais dinâmica ou criar uma animação? Pegue sua sequência de imagens e faça delas um GIF!