Carregando..

Entre roupas, embalagens, objetos de home decor, capas de caderno, embrulhos para presente, papéis de parede e todo tipo de coisa, as estampas chamam atenção e são muito divertidas. Se você quer criar padrões com seus desenhos ou fazer algo totalmente novo, veja aqui como criar uma estampa!

A arte de criar padrões e texturas para qualquer meio é chamada de design de superfície. Com essa habilidade, você cria padrões que podem virar estampas incríveis! Para isso, não precisa saber desenhar ou mexer em softwares de design gráfico. É possível criar padrões de modo tanto manual, quanto digitalmente, além de poder usar formas simples, fotografias e desenhos.

Uma boa composição para estampas caracteriza-se pela repetição de formas padronizadas. O objetivo é chegar em um resultado sem emendas e com um bom preenchimento do espaço. Com isso, os elementos podem ser repetidos infinitamente sem descontinuidade.

Existem várias formas de transformar seus desenhos em estampas. Primeiro vou mostrar como você pode fazer isso manualmente e, em seguida, vou mostrar como isso pode ser feito digitalmente no Illustrator.

Como fazer estampas à mão:

  • Primeiro faça um desenho qualquer. Use formas geométricas, abstratas, objetos, flores. Ele será o seu design que vai virar estampa. 

  • Desenhei alguns animais com caneta nanquim para fazer uma estampa de bichos. Tome cuidado para não desenhar até as bordas, você vai preencher os espaços vazios nas próximas etapas. Para entender esse processo, imagine que se você apenas copiar os desenhos e colocá-los um do lado do outro, sua estampa vai ficar descontínua. Os desenhos ficam em blocos e mal distribuídos no espaço.

como criar sua estampa

  •  Para preencher esses espaços, recorte seu desenho pela metade e troque as metades de lado (a da esquerda vai para a direita e vice-versa). Cole-as novamente com fita adesiva e complete o padrão nas partes vazias.

como criar uma estampa 

  • Faça o recorte da melhor forma possível, porque as imperfeições podem dificultar o encaixe na hora de colar. Eu usei um estilete e régua, mas se tiver uma guilhotina, melhor ainda!

  como criar uma estampa

  • Recorte o padrão mais uma vez, agora na horizontal. Troque mais uma vez as metades (a de cima vai pra baixo e a de baixo vai pra cima). Cole da mesma forma e preencha os espaços vazios.

como criar uma estampa  como criar sua estampa

como criar sua estampa

  • Esse processo de recortar e colar invertido serve para que todos os lados se encaixem quando você copiar o padrão e colocar as cópias uma do lado da outra e em cima e em baixo. Para fazer as cópias, escaneie o desenho final, imprima e recorte. como criar sua estampa
  • Colocando-as uma do lado da outra você verá todos os lados se encaixando e você terá um padrão contínuo!

como criar sua estampa  como criar sua estampa

  • Se as imperfeições do recorte e os encaixes ficarem muito visíveis, edite a imagem após escanear.

como criar sua estampa

 

Legal, né? Agora para fazer padrões de forma digital, o Adobe Illustrator é a melhor ferramenta para isso! O programa já vem com a opção de criar padrões, que gera cópias do desenho original e te permite fazer edições rápidas. Veja os passos a seguir:

  1. Crie uma ou mais formas, desenhos, como quiser. Com o mouse, selecione todos os objetos que você quer que apareçam no seu padrão.

 2. No menu superior, selecione a opção Objeto > Padrão > Criar.

como criar sua estampa

 3. Essa tela irá aparecer para você fazer os ajustes que quiser. A forma destacada no centro é editável e qualquer mudança que você fizer nela vai interferir nos outros triângulos em volta.

 4. Selecionando mais de um objeto, você tem ainda mais liberdade para criar, já que você terá mais formas editáveis. Mude as cores, ângulos, tamanhos. Você pode ver cada alteração em tempo real aplicada no padrão completo.

 5. Para acessar os padrões que você criou, vá na opção Janela > Amostras. Seu padrão irá aparecer lá e para usá-lo, basta criar uma forma e selecioná-lo.

como criar sua estampa

 6. Com o padrão pronto, você verá que as proporções se mantêm, mesmo redimensionando a forma em que você aplicou o padrão. Para editá-lo, vá em Amostras e clique em “editar padrão”.

como criar sua estampa

Agora que você viu duas formas de como criar estampas, existem inúmeras formas de se inspirar. Assim como os grandes designers de moda, você pode se basear na natureza, na arte, nas ruas… E criar grandes estampas para usar onde quiser!