Carregando..

A grande dificuldade de algumas pessoas ao começar sua carreira no empreendedorismo criativo é criar um negócio que tenha a sua cara. O receio de começar uma nova vida em algo que não se identifique ou que não seja exatamente como imaginamos pode atrasar essa nova empreitada que tem tudo para dar muito certo. Para isso, trouxemos alguns passos para te ajudar a chegar em uma ideia de negócio que tenha a sua cara e te faça feliz em trabalhar: 

1) Identificar seu capital humano e criativo

O primeiro passo para criar um negócio com a sua cara é identificar o capital criativo e humano que vão estar por trás da sua empresa. Ou seja, esteja ciente de quais são seus pontos fortes e faça com que eles se sobressaiam na sua empresa.  Por exemplo, se você é uma pessoa sociável e se dá bem em relacionar com as pessoas, construa um relacionamento próximo e afetivo com seus clientes. Se você tem grande potencial em criar novos produtos, tenha uma empresa que com lançamentos frequentes de produto. Assim você explora suas qualidades e cria um negócio do seu jeito. 

2) Identifique o seu estilo de vida 

Essa dica é fundamental em qualquer tipo de negócio. É importantíssimo identificar seu estilo de vida para criar uma empresa em que seja prazeroso trabalhar e dedicar seus dias. Por exemplo, se você não consegue ficar muito tempo em frente ao computador, talvez não seja uma boa ideia criar um negócio virtual. 

3) Valorize o próprio trabalho 

Muitas vezes, o trabalho criativo e artístico não é valorizado como deveria ser e isso acaba atrapalhando quem quer montar um negócio baseado nesse ideal. Combater esse problema é indispensável para a prosperidade do seu negócio, por isso, é fundamental que você acredite no potencial transformador daquilo que criar para os seus clientes e se valorize, valorize aquilo no qual investiu tanto tempo, energia e paixões para construir.

4) Cuide do planejamento

Muitos empreendedores, principalmente da área de empreendedorismo criativo, iniciam uma empresa de maneira muito intuitiva, sem muito planejamento prévio. Esse tipo de abordagem não é um problema, porém é essencial que você pense em um planejamento a curto, médio e longo prazo. É importante definir aonde você quer chegar e quais recursos você possui para isso, dessa forma, você consegue montar o crescimento do seu negócio de acordo com suas expectativas e possibilidades. 

criar um negócio

5) Reajustar e continuar crescendo 

Muitas vezes, pensamos que é necessário iniciar um negócio já com os moldes perfeitos do que imaginamos para ele, mas é fundamental entender que tudo pode ser reajustado e pensado a fim de continuar crescendo de forma sustentável. Por isso, se você já tem um negócio mas não está muito satisfeito com ele, é hora de dar a volta por cima! Faça novos planejamentos e mudanças chaves a fim de deixar o seu negócio ainda mais com a sua cara. 

Gostou das nossas dicas? Que tal implementar no seu negócio? E se precisar de uma ajudinha com o marketing do seu negócio, conheça nosso curso online.