Carregando..

Descubra como fazer um cara a cara feminista você mesma para esse dia das crianças! Sabe aquele jogo de adivinhar os personagens fazendo perguntas? Esse jogo de tabuleiro pode ser adaptado para vários temas e, por que não usar mulheres incríveis como personagens? É uma forma super divertida de mostrar, tanto para meninas, quanto meninos, as grandes mulheres que fizeram história com seus diversos feitos e talentos.

Leia também: 6 maneiras de passar mais tempo de qualidade com seus filhos 

cara a cara feminista

Inspirado no jogo da artista polonesa Zuzia Kozerska-Girard, vou mostrar como é possível fazer um Cara a Cara feminista usando materiais bem simples.

Componentes do jogo

  • Dois tabuleiros, cada um contendo as imagens e informações de todas as mulheres personagens. 
  • Uma pilha de cartas soltas com as imagens das personagens. Fiz essas cartas em amarelo com uma interrogação na parte de trás, pois elas serão as cartas que o seu oponente tentará adivinhar.

cara a cara feminista

Regras do jogo

As regras são as mesmas que o Cara a Cara original: 

  • Cada jogador escolhe um tabuleiro e deixa todas as cartas levantadas. Na sorte, pega uma das cartas soltas do monte sem deixar o adversário ver.
  • O objetivo do jogo é adivinhar a carta do oponente e, para descobrir quem está na carta do outro jogador, eles devem, um de cada vez,  fazer perguntas que indiquem quem é a pessoa. 

Só vale perguntas cuja resposta seja “sim” ou “não”. No entanto, enquanto no cara a cara comum, as perguntas são mais gerais como “usa óculos?”, no cara a cara feminista, é interessante focar nas realizações, ou área de atuação dessas mulheres. 

Assim, você pode perguntar coisas como “é cientista?”, “Já ganhou prêmio Nobel?”, “Nasceu na antiguidade?”, “É brasileira?”, “Fez alguma descoberta?” Quanto mais você souber sobre essas mulheres nas cartas, mais fácil será elaborar as perguntas. Em seguida, abaixe as cartas do seu tabuleiro que não correspondem com a resposta dada.

cara a cara feminista

Materiais

Para jogar, é preciso dois tabuleiros e 3 cópias das cartas com as personagens da sua escolha. Portanto, você vai precisar:

  • 5 folhas de papel grosso ou cartolina 
  • Pelo menos 12 mulheres incríveis da sua escolha e 3 cópias de fotos ou desenhos delas.
  • Tesoura
  • Régua

Como montar

Primeiro, escolha as mulheres que você quer colocar no jogo. O tamanho do seu tabuleiro e o número de cartas vai depender do número de personagens. Escolha mulheres que você admira, mulheres que fizeram história. O objetivo do jogo é inspirar meninos e meninas com suas histórias impressionantes.

Selecionei 12 mulheres para que cada tabuleiro tivesse 12 cartas nas dimensões 4x10cm dobradas na metade. Dessa forma, a foto ou ilustração das mulheres fica na parte de cima e as informações sobre ela, na parte de baixo. 

Quanto mais personagens no seu jogo, mais desafiador será! Por isso, inclua mais mulheres e aumente o tamanho dos tabuleiros conforme o necessário.

cara a cara feminista

Optei por ilustrar as cartas, desenhando cada uma das mulheres, mas você pode também imprimir fotos delas e colar nas cartas. Lembre-se que serão necessárias 3 cópias dessas imagens, já que cada tabuleiro deve conter uma foto de cada mulher e mais uma para a pilha de cartas soltas.

Preparadas as cartas das personagens, cole-as pela metade de baixo nos tabuleiros. A ideia é que a metade de cima seja móvel. Lembre-se de deixar espaço suficiente entre as cartas para que você possa abaixar e levantá-las facilmente.

Escolhi usar azul e vermelho nos tabuleiros, alternando as cores das bases e das cartas. Use a criatividade para personalizar seu jogo! As cores, assim como a ordem que você cola as personagens, não interferem no andamento do jogo.

 cara a cara feminista

Faça um pequeno suporte para as cartas soltas que serão adivinhadas dobrando um papel ao meio e colocando-o em forma de pirâmide.

Mulheres incríveis

A seguir, algumas sugestões de mulheres para colocar no seu jogo. Essas mulheres são cientistas, artistas, ativistas, atletas. Elas vêm de diversas partes do mundo e de várias épocas da história e foram responsáveis por descobertas, lutaram pela igualdade de gênero, ganharam prêmios pelos seus feitos. Quanto mais diversidade no jogo, melhor!

 

  • Frida Kahlo (1907)

 

Pintora

Mexicana

Ativista

 

  • Marta (1986)

 

Jogadora de futebol

Brasileira

Prêmio de melhor jogadora do mundo pela FIFA

 

  • Maria da Penha (1945)

 

Ativista defensora dos direitos das mulheres

Brasileira

Tem uma lei com seu nome

 

  • Cleopatra (69 a.C)

 

Faraó do Egito

Egípcia

Poliglota

Mulher mais influente do mundo antigo

 

  • Marie Curie (1867)

 

Cientista em física e química

Polonesa / Francesa

Prêmios Nobel de física e química

 

  • Malala (1997)

 

Ativista de Direitos Humanos e educação

Paquistanesa

Prêmio Nobel da paz

 

  • Valentina Tereshkova (1937)

 

Astronauta e primeira mulher a sair da Terra

Russa

Carreira política

 

  • Mary Anning (1799)

 

Paleontóloga

Inglesa

Descobriu fósseis de dinossauros

 

  • Henrietta Swan Leavitt (1868)

 

Astrônoma

Estadunidense

Descobriu e catalogou 1777 estrelas variáveis

 

  • Rosa Parks (1913)

 

Ativista do movimento negro

Estadunidense

Lutou pelo fim das leis segregacionistas

 

  • Amelia Earhart (1897)

 

Aviadora e ativista dos direitos das mulheres

Estadunidense

Primeira mulher a sobrevoar o Atlântico

 

  • Agnodice (Século IV a.C.)

 

Médica

Grega

Contribuiu para que mulheres pudessem exercer medicina na grécia antiga

 

  • Oprah Winfrey (1954)

 

Apresentadora de TV, atriz e empresária

Estadunidense

Apresentou o talk show com maior audiência nos EUA

 

  • Katherine Johnson (1918)

 

Cientista espacial, física e matemática

Estadunidense

Ela calculou a trajetória da missão que levou o homem à Lua

 

Sinta-se livre para acrescentar mais mulheres ou mais informações sobre elas! Assim, o clássico jogo Cara a Cara ganha um toque feminista e educativo. 

Fazer um Cara a Cara feminista neste dia das crianças é uma atividade perfeita para os adultos e os pequenos passare um tempo juntos. É uma oportunidade de inspirar e mostrar o trabalho admirável de mulheres que nem sempre tiveram seu devido reconhecimento para meninos e meninas de todas as idades.

Divirta-se fazendo e jogando!