Carregando..

O embossing — nome estrangeiro para o processo que cria relevo no papel e em outros materiais — não é uma técnica recente. A novidade é que o handlettering incorporou esse método para a criação de desenhos de letra ainda mais lindos! Nesse artigo, nós te mostramos o que é o embossing, que tem encantado as letristas do mundo todo!

Conheça o bê-a-bá

Não existe um só tipo de embossing. As técnicas variam — pressão, calor, com ou sem tinta — e têm objetivos diferentes. Historicamente, ele foi usado para a criação de selos e cartões postais, assim como na autenticação de documentos. Mas suas aplicações vão além do papel: incluem couro, tecido e até metal.

Hoje em dia, o processo é muito usado para deixar scrapbooks mais charmosos e, é claro, no lettering também!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por La Tipográfica (@latipografica) em

 

Como funciona?

Aqui, vamos falar sobre uma das técnicas, sucesso total entre as artistas de lettering. O embossing quente permite a criação aquele efeito metalizado, tornando seu desenho de letra brilhante e texturizado!

Aqui vão os materiais necessários: é preciso ter uma caneta própria que funciona como uma espécie de cola. O que dá o brilho é um pózinho especial — próprio para o processo — que se funde quando entra em contato com o calor, que vem de um soprador térmico específico! O passo a passo, por outro lado, não é tão complicado assim: basta desenhar as letras, cobrí-las com o pó e percorrer o lettering com aparelho. Confira o vídeo:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Letters by Gigi | Angélica (@letters_by_gigi) em

Ah! É também possível ainda usar carimbos com o embossing! É só usar uma almofada de carimbo com essa tinta especial, a mesma da caneta!

Gostou de descobrir o que é embossing? São muitas possibilidades quando o assunto é criatividade, né? E o mais importante não são as ferramentas, é a vontade de fazer (e continuar fazendo) arte! Conheça a história de mulheres criativas que ganharam o mundo no e-book gratuito O Segredo das Mentes Criativas.

Para ter o seu, basta preencher o formulário: