Carregando..

Os cosméticos são nossos aliados, mantendo a higiene e a beleza nos trinques! O problema é que, em vez de ajudar, alguns deles podem estar fazendo mal à sua saúde.

Você já parou para ler o rótulo dos cosméticos que usa? Se nunca questionou sobre as substâncias que estão ali, está na hora de saber os ingredientes usados na composição de shampoos, cremes, maquiagem, pasta de dente e desodorantes.

Alguns produtos são feitos com substâncias químicas que podem provocar câncer, puberdade precoce, problemas de respiração, osteoporose, dermatites e envelhecimento da pele. Pesquisadores já viram até mesmo indícios de favorecimento da doença de Alzheimer.

Estudos mostram que a presença do alumínio em cosméticos pode trazer problemas ao longo dos anos. Mesmo que você decida continuar usando, é importante saber o que está passando por seu corpo.

O que é o alumínio?

Um tipo de metal, o alumínio é usado como adstringente e antitranspirante. Ele é absorvido pelo corpo humano por meio da alimentação e do ar, mas nosso organismo trabalha para eliminar 95% da quantidade ingerida. O esforço dos nossos órgãos em expelir o alumínio está no fato de que seu acúmulo não faz bem. Pesquisas já fizeram associação com diversas doenças.

Onde está o alumínio?

Em muitos produtos que usamos no dia a dia, como pasta de dente, desodorante roll-on, maquiagem, esmaltes, sabonetes e alguns remédios. Até mesmo nas panelas e talheres, nas latas de bebida e embalagens de leite. Nos alimentos, o alumínio está em aditivos, como colorantes.

Por isso, muita gente tem aderido a um processo de desintoxicação, incluindo na dieta frutas e verduras orgânicas. Quanto mais natural a alimentação, menor a chance de acúmulo desse metal no corpo.

Os cosméticos, apesar de não serem ingeridos, também podem causar danos ao organismo, pois o alumínio contido neles gera radicais livres. Sabendo disso, surgiu um movimento por produtos de menor risco à saúde.

Desodorante, o novo vilão

Um dos principais vilões é o desodorante antitranspirante, que contém sais de alumínio, relacionado diretamente ao câncer de mama por algumas pesquisas. A Anvisa diz que não tem dados que justifiquem a proibição do produto, mas pesquisas da Universidade de Genebra chegaram a conclusões que condenam o desodorante. Enquanto não há um consenso entre especialistas e órgão de vigilância, você pode optar por desodorantes naturais. O número de empresas que investem em produtos livres de substâncias tóxicas tem crescido a cada dia.

Cosmético vegano

Com o aumento da busca por produtos menos industrializados, o mercado abriu espaço para quem trabalham com fórmulas naturais e artesanais. Algumas lojas têm feito sucesso e alcançado grande público, como a BAIMS Natural Makeup. Pioneira no ramo, tem foco no uso de matérias-primas orgânicas e naturais, sem ingredientes tóxicos. Sua filosofia é baseada no uso de maquiagem com respeito à saúde. Entre os ingredientes usados, estão óleo de abacate, extrato de alecrim e argila branca.

Há também empreendimentos mais locais, e menores, mas com produtos de muita qualidade. É o caso da Bottane Cosmética Natural, em Belo Horizonte, que foge dos conservantes e corantes usados pela indústria e oferece diferentes produtos, como sabonetes feitos a partir de óleos e manteigas vegetais, perfumados com óleos essências.

São várias as opções para tornar seu cotidiano o mais livre possível de substâncias tóxicas. Leia o rótulo e continue linda, por fora e por dentro!

Já conhece os cursos criativos da Casa Beta? Clique aqui e saiba mais.