Carregando..

Quem gosta de colocar a mão na massa e produzir os próprios enfeites ou presentes, sabe bem quanto carinho é enviado junto com cada detalhe. Aqui, a gente gosta tanto dessa delicadeza que mora no “faça você mesma”, e por isso tentamos sempre trazer algo novo para inspirar e florescer novas ideias. E, por falar em florescer… hoje gostaríamos de dividir um passo a passo cheio de amor e com uma de nossas flores preferidas: vamos aprender a fazer um pequeno arranjo floral com papel craft e com girassóis?

A ideia é montar um pequeno buquê simples, com coisinhas que às vezes até temos em casa. Escolhemos o girassol por ser uma de nossas flores preferidas e também por trazer tanta alegria com suas cores. Mas seu arranjo floral com papel craft pode ser com a flor que preferir, viu? Aqui, é só uma inspiração. O que vale mesmo, é a criatividade e o amor que envolvem seu passo a passo.

Então, vamos começar?

Primeiro, os materiais.

Você vai precisar de:

– flores de sua preferência (aqui, vamos usar três girassóis. A quantidade vai do gosto de cada um, viu? Usamos só três porque o girassol em si, já é uma flor mais robusta e bem chamativa);

– uma folha de papel craft (optamos por um buquê/arranjo de flores mais rústico e com uma pegada mais sustentável, sabe?);

– 40 a 50 cm de ráfia (é um tecido bem fácil de encontrar e normalmente vem em cestas de presentes. Você pode usar, também, uma renda, para deixar o trabalho mais delicado);

– 80 cm de corda cipó (aqui, usamos uma na cor palha e outra tingida de azul, para os detalhes. Vale usar também aquela fita de cetim que você já tem em casa. O importante é soltar a criatividade e usar elementos que harmonizem entre si);

– tesoura;

– amor e carinho.

DICA

Se você for comprar flores e optar por uma específica, é importante passar na floricultura alguns dias antes de produzir o seu arranjo. Algumas espécies de flores são mais difíceis de serem encontradas, dependendo da época do ano, e por isso só as conseguimos por encomenda. É bom pensar direitinho e dar uma passadinha na floricultura antes, para não correr o risco de ficar sem seu arranjo.

Arranjo floral com papel craft – primeiro passo

Com os materiais separados, é hora de começar nosso arranjo floral com papel craft. Abra o papel em uma superfície ampla, em que você tenha bastante espaço para trabalhar livremente.

Depois, pegue uma das pontas do papel e dobre, fazendo um triângulo, e deixando o restante livre. Na foto abaixo, fica mais fácil de entender. Veja:

Posicione as flores – segundo passo

Nesse triângulo que formamos na extremidade, é que vamos posicionar as flores. É importante guardar esse detalhe: elas não ficam 100% na vertical do papel. Percebam que elas estão bem na diagonal, deixando ainda uma parte livre do papel craft.

A outra ponta, superior à direita, agora virá até o meio do papel. Fica mais fácil compreender vendo uma imagem, né? Confira abaixo:

Embrulhando as flores – terceiro passo

Agora, vamos passar esse papel que restou, por cima de nossas flores, como se estivéssemos mesmo fazendo um pequeno embrulho:

É necessário que o papel dê uma volta nas flores e que sobre uma pontinha dele para fazermos o acabamento. Veja na foto:

Acabamento – quarto passo

Aqui, entram os nossos outros materiais: a ráfia e as cordinhas de cipó.

Pegue um pedaço da ráfia e posicione na parte de trás do nosso arranjo floral com papel craft, bem embaixo, onde fica o caule (o cabinho das flores). Depois, cruze as pontas da ráfia na parte da frente.

Arremate com o cordão de cipó na cor palha, dê duas voltas e faça um laço bem simples.

Depois, para dar um toque de cor, intercale o cipó na cor azul (ou na cor que você preferir). Aqui, fomos fazendo tipo uma “trançagem” mesmo, passando o fio azul entre o palha:

É só dar mais um laço e pronto!

Para dar um acabamento mais bonitinho, dobramos a ponta do papel craft, e escondemos atrás das flores do girassol:

Fim! Nosso arranjo floral com papel craft está pronto

Está pronto nosso buquê/arranjo de flores. Simples e delicado, é também uma forma de demonstrar amor e cuidado ao presentear quem gostamos.

Ah! Se quiser se aprofundar um pouco mais nesse mundo de flores e delicadezas, conheça nosso curso “Faça Arranjos Florais como uma Florista”.

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Texto e fotos por Débora Gomes.