Carregando..

Quer aprender a costurar e não sabe por onde começar? Veja dicas imperdíveis para começar nesse mundo incrível do corte e costura!

A costura pode ser uma habilidade fácil para alguns, mas também pode ser um bicho de sete cabeças para os iniciantes que não tem contato com a prática. Porém, com algumas dicas importantes esse processo pode ficar mais fácil

A costura dá grande liberdade para aqueles que dominam suas técnicas: basta escolher o material, o modelo e personalizar sua criação para ele se materializar na sua frente do jeitinho desejado.

Leia também: Dicas de materiais para bordado

Projeto de costura 

Esta é talvez a primeira e mais importante dica para os costureiros iniciantes, pois ela vai evitar várias costuras mal feitas e projetos inúteis: você tem que saber para onde está indo. Para tal, nada melhor do que fazer um belo projeto do que será costurado, que nada mais é que uma lista com os objetivos do projeto e os materiais necessários. 

Isso significa ter em mente uma ideia precisa do resultado final do que você quer produzir, além do propósito da criação, por exemplo, se será para ser usado no dia-a-dia ou uma peça para ocasiões especiais. Esse propósito da criação e o destino do objeto costurado determinam a escolha dos tecidos e da quantidade a ser comprada. Portanto, o projeto de costura define os materiais a serem comprados: quantidade de tecidos, agulhas, linhas, aviamentos, etc.

aprender-a-costurar

Moldes de costura 

Os moldes são “ferramentas” principais no mundo da costura, eles ajudam na produção de peças bem feitas e sem erros. O molde facilita na hora de riscar, cortar e costurar as partes de um modelo, dividindo o trabalho em diferentes estágios. Alguns materiais são essenciais na hora de criar o seu molde:

  • régua,
  • lápis,
  • fita adesiva,
  • lápis, lapiseira ou giz (de preferência o de alfaiate, especial com a ponta fina),
  • tesoura de papel.

Uma boa ideia para os iniciantes é recorrer a moldes já prontos – podem ser encontrados em revistas especializadas e na internet, e utilizar peças prontas para duplicar. É importante observar o tamanho desejado da peça para escolher o molde correto. 

Praticar com coisas simples e práticas

Ponto em zigue-zague, ponto reto, overloque, interloque, bobina, calçador… Essas são algumas palavras que podem parecer ainda estranhas para os iniciantes na costura de máquina, mas que fazem parte do vocabulário da prática. E para aprender e se familiarizar a melhor opção é sempre treinar e exercitar a nova habilidade! Comece costurando linhas retas em várias direções e comprimentos para treinar o uso da máquina de costura e aprender a variar a tensão do fio. Dependendo dos tipos de tecidos utilizados, é necessário também aprender a escolher e trocar as agulhas da máquina. 

Se você quer começar costurando a mão, a ideia de começar com o simples também é super válida. Pratique pontos fáceis e tente construir peças mais básicas para treinar a habilidade e não desperdiçar material. 

A dica mais importante na hora de utilizar a máquina de costura é não entrar em pânico e persistir na sua ideia! Pontos ruins, costuras irregulares, máquina disparada são somente alguns dos empecilhos iniciais que vão ser esquecidos assim que a sua primeira criação sair do papel!

Gostou das dicas para começar a aprender a costurar? Mas que tal começar pelos croquis de moda? Conheça nosso curso e aprenda todos os truques!