Carregando..

Muita gente tem pavor de falar em público. Dias antes, já começa o medo de fazer feio. As mãos suam, vem o frio na barriga e o tremor nas pernas. Você já se imagina errando uma informação, sendo vaiada pela platéia, saindo de lá com vergonha.

Na verdade, tudo isso é criado pela sua mente. Falar para outras pessoas pode não ser tão ruim. Sim, é possível se preparar para arrasar numa apresentação!

Veja essas dicas e se solte:

1) A audiência torce por você

Não pense que o público está esperando pelo momento em que você tropeça no meio da fala. As pessoas não querem seu fracasso. Pelo contrário, a platéia quer que você apresente bem. Então, não entre no palco como se estivesse na mira de todo mundo.

2) Treine muito

Não basta ter um bom conteúdo, é preciso saber apresentar seu trabalho para os outros. Falar em público sobre algo é como contar uma história. Assim como qualquer outra habilidade, o treino é um dos melhores aliados. A chave do sucesso de Steve Jobs, famoso por discursos emocionantes, era o treinamento exaustivo, durante muitas horas antes da palestra.

3) Mire-se em exemplos

Se você ainda não tem um estilo próprio, é sempre bom dar uma olhada em vídeos de bons apresentadores e se inspirar. Um interessante lugar é o site da série de conferências TED, em que especialistas, artistas e políticos conhecidos mundialmente fazem palestras de tirar o fôlego. Você pode começar pelos vídeos mais vistos: o consultor britânico Ken Robinson fala sobre a importância da criatividade na formação de um cidadão; a professora da Universidade de Harvard Amy Cuddy aborda como a linguagem corporal é essencial nas relações interpessoais; e Simon Sinek, professor na Universidade de Columbia, mostra como liderar e inspirar pessoas é uma tarefa árdua.

falar em público

4) Domine o espaço

Nada de ficar isolado em um canto ou sentado. Explore o ambiente e se mostre confiante, mas de uma forma natural. Seja você mesma, com suas características de fala e seu sotaque. As técnicas para falar bem em público não anulam sua originalidade.

5) Cuidado com a postura

Além de saber usar o espaço a seu favor, é importante saber que o corpo também fala durante sua apresentação. A postura, os gestos e as feições fazem parte do pacote. A mão no bolso, por exemplo, não ajuda. Use suas mãos, gesticule. E nada de uma postura dura: ela pode transmitir tensão.

6) Fuja dos cacoetes

A linguagem do dia a dia está cheia dos cacoetes. Quantas vezes repetimos palavras ou expressões, como “né” ou “tá”? Esses usos podem tornar a fala cansativa e até mesmo confusa. Então, fuja delas!

falar em público

7) Não termine uma apresentação dizendo “’é isso”

No dia a dia, temos uma mania que terminar nossas falar com essa expressão, que acaba sendo um fechamento ruim. É importante ter uma frase final de impacto.

8) Grave e analise sua apresentação

O feedback é muito importante. Tanto o seu quanto o das outras pessoas. Grave seus treinos e analise seus pontos fortes e fracos. E não fique com vergonha de pedir a opinião das pessoas. Elas podem enxergar aspectos que não percebemos, o que pode ajudar a melhorar sua performance!

E aí? Pronta para subir no palco e falar em público?

Já conhece os cursos criativos da Casa Beta? Clique aqui e saiba mais.