Carregando..

Já reparou como o alcance das redes sociais tem piorado nos último tempos? Uma boa ideia para reverter essa situação é através dos anúncios pagos nas plataformas. As ferramentas de anúncio do Facebook (Facebook Ads, que compreende Instagram e Facebook) trouxeram oportunidades para quem quer inovar e investir em marketing digital. Elas são uma forma acessível de investir um pouco de grana, dar visibilidade para o seu negócio e prospectar novos clientes.  Conheça os os principais aspectos que devem ser observados para quem quer aprender mais sobre como começar a criar anúncios no Facebook: 

Leia também: 5 sites para vender seus produtos online

Entendendo o Facebook Ads

Antes de pensar na sua campanha é importante conhecer a sua plataforma de anúncios. Por se tratar da rede social com mais usuários no planeta, o facebook é uma excelente forma de alcançar seu público-alvo e manter uma comunicação engajadora com ele. Com o Facebook Ads,  será possível segmentar seu público – o que garante que seu investimento seja direcionado às pessoas com maior chance de conversão. 

Criando um anúncio 

Se você tem uma página no Facebook, já deve ter visto ele te incentivando a investir uma grana em um post para obter resultados melhores. Não caia na pegadinha de criar o seu anúncio por aí! Essa é uma estratégia comercial do Facebook, é não é exatamente a melhor maneira de investir. Para começar, você precisa criar uma conta no Gerenciador de Anúncios. Essa plataforma, que parece meio intimidadora no começo, será a sua aliada para setar (do inglês set, estabelecer)  os anúncios e acompanhar em detalhes a performance deles. Depois da conta criada, procure pelo botão Criar campanha. Clicando, você terá algumas opções de objetivos para fazer a sua campanha:

  • impulsionar suas publicações;
  • promover sua página;
  • enviar pessoas para o seu site;
  • aumentar conversões no seu site;
  • obter instalações para seu aplicativo;
  • aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • alcançar pessoas próximas à sua empresa;
  • aumentar a participação no seu evento;
  • fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • obter visualizações do vídeo;
  • adquirir cadastros para o seu negócio.

Definindo o objetivo 

Você quer levar pessoas para o seu site? Então escolha o TRÁFEGO como seu objetivo. Dessa maneira, o Facebook vai mostrar esse anúncio para pessoas que tipicamente clicam em links dentro do Facebook. Dessa maneira, o seu anúncio estará otimizado para receber o maior número possível de cliques, com um custo baixo. Você quer vender seus produtos de um e-commerce? Então o objetivo desejado é o de CONVERSÃO. Selecionando essa opção, o Facebook vai mostrar seus anúncios para pessoas que têm geralmente fazem compras pela rede social. 

criar-an

Com esse objetivo da campanha, ele vai direcionar seu anúncio para potenciais compradores, então talvez você tenha menos cliques no link, mas possivelmente terá vendas. Você quer que as pessoas assistam ao seu vídeo? Então existe o objetivo de visualização de vídeos. Novamente, o Facebook vai usar toda a sua inteligência para que o maior número de pessoas assistam ao seu conteúdo. E assim por diante… Dessa maneira, é fundamental que você tenha muita clareza estratégica do seu negócio e do OBJETIVO dos seus anúncios.

 Público e Investimento

Após criar a campanha, é hora de ir para a segunda classificação: o público e o investimento. O público são as pessoas que se interessariam pelo que você está vendendo/anunciando em termos de faixa etária, interesses, região, idioma etc.  Existem diversas maneiras de criar um público. Exemplo: se você tem uma lanchonete para jovens em Belo Horizonte, pode criar um anúncio no Facebook focando em pessoas interessadas em fast food, de 18 – 30 anos, residentes em Belo Horizonte. O Facebook vai mostrar os seus anúncios somente para essas pessoas. 

E quanto colocar de verba?  No Facebook Ads, a verba de marketing é definida por dia. Então você pode escolher um valor que esteja dentro do seu orçamento. Mas é importante lembrar que pequenas quantidades podem fazer com que você demore muito para ver resultados e se frustrar.

Aprovação e resultados

Anúncio no ar? É hora de acompanhar o resultado das suas campanhas. É normal que no começo a gente fique muito ansioso e cheio de dúvidas. Porque ainda não vendi? Deixo assim ou espero mais? No começo é preciso ter paciência. Deixe a sua conta rodar sozinha por uns 2 ou 3 dias. Depois desse tempo, dê uma analisada no resultado, veja se tem algo muito estranho ou fora da curva e faça ajustes.