Carregando..

Assim como o smartphone revolucionou nossas vidas na última década, uma nova tecnologia promete promover uma mudança maior ainda: a realidade aumentada parece estar pronta para ser popularizada pelo mundo.

Muita coisa já deixou de ser possível somente nos filmes. Você deve se lembrar do entusiasmo de milhares de jovens pelo mundo em 2016, quando o jogo Pokemon Go foi lançado. Muita gente saiu na rua para capturar os personagens do desenho pelas ruas! Sim, pela tela do celular, era possível ver Pokemons no ambiente que você estava jogando.

É justamente isso que a realidade aumentada faz: insere projeções no mundo real, uma experiência que pode parecer distante do dia a dia, mas está prestes a se tornar rotina.

São várias as aplicações do recurso, como nas escolas. Já imaginou um holograma de Darwin na aula de Biologia? E que tal ver informações sobre obras e monumentos ao lado deles?

A realidade aumentada vai trazer muitas facilidades para nossas vidas!

Medicina mais segura

As cirurgias, por mais simples que sejam, sempre têm riscos. Com as tecnologias da realidade aumentada, os procedimentos devem ficar mais seguros! Os médicos podem treinar a operação antes de fazê-la no seu corpo. A partir de recursos em 3D, ampliam partes do seu organismo para ter ideia de como atuar ali. A neurologia e a angiologia serão especialmente beneficiadas.

Sala de aula reinventada

A chegada desse recurso vai mudar muito o jeito de dar aula. Os professores poderão mostrar experimentos científicos, por exemplo, a partir de hologramas, sem risco para os alunos. Na História, que tal aprender sobre o Renascimento visitando ambientes do século 16 ou ouvindo tudo da boca de Leonardo da Vinci? Os educadores terão milhares de possibilidades em suas mãos para tornar a escola mais atrativa!

Turismo imersivo

O turismo ganhará novos contornos com a mistura do mundo virtual com o real. Em vez de ir ao Coliseu e imaginar os combates entre gladiadores, a realidade aumentada faz com que uma batalha se instale naquele ambiente, permitindo que você mergulhe no mundo antigo. Já pensou como os Parques da Disney podem tornar o passeio mais interessante? A grande promessa no ramo está com o Google Street View, que vem estudando formas de fazer isso sair do papel.

Comprando sem medo

Aquela cena de Cher, no filme Patricinhas de Beverly Hills, decidindo o #ootd em um sistema que testava os looks sem que ela precisasse provar cada roupa, parecia tão inovador nos anos 1990, mas está prestes a ficar ultrapassado. Os hologramas vão permitir que a roupa apareça em você, não em uma foto. Imagine como isso facilitaria as filas do provador ou a compra de peças online! O mesmo pode ser feito na mudança de decoração. Que tal ver como sua sala ficaria com novos móveis? A loja Ikea já colocou um projeto parecido em ação!

A vez dos hologramas

A Apple está avançada nessa tecnologia, permitindo que um holograma seja projetado direto do celular. A Lightform deve lançar, ainda em 2018, um computador que crie hologramas em qualquer superfície. Já Zebra Imaging criou hologramas que são usados em treinamentos de militares e profissionais da inteligência. Outra aplicação também disponível são mapas holográficos em 3D que ajudam na coordenação de trabalhos após desastres naturais.

Um novo esporte

No esporte, a realidade aumentada vai transformar os treinos, criando ambientes que facilitam o aperfeiçoamento do desempenho. Os amadores também serão beneficiados. Que tal melhorar seu saque no vôlei, a largada na corrida ou seu chute ao gol no futebol com uma ajudinha do mundo virtual?

A realidade aumentada está mudando as nossas vidas, mas ela não é a única ferramenta capaz de fazer isso. Com a criatividade, você também pode transformar a sua rotina! Quer conhecer O Segredo das Mentes Criativas? Faça o download gratuito!