Carregando..

Aquela máxima machista de que “lugar de mulher é na cozinha”, infelizmente, não ficou totalmente para trás. Já conseguimos mostrar que nosso lugar não é necessariamente no fogão, mas os homens ainda não entenderam que podemos, sim, escolher trabalhar com panelas!

Desde que ser chef virou profissão de luxo, o sexo feminino mais uma vez foi deixado de lado. Eles se contentaram em nos dar os cargos de cozinheiras ou auxiliares, o que vem sendo contestado há um tempo. Tem muita mulher talentosa por aí, criando pratos e sabores únicos!

Essas garotas estão tomando frente na briga por mais espaço na gastronomia e, em tempo de reality shows sobre o tema, algumas têm ganhado destaque. Elas enfrentaram o desafio histórico e não desistiram do sonho de comandar uma cozinha!

Descubra as brasileiras que estão fazendo sucesso nos restaurantes brasileiros.

Helena Rizzo

Aos 21 anos, a chef gaúcha foi para a Europa, onde ganhou experiência em cozinhas renomadas, como no premiado El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha. Em 2006, já de volta ao Brasil, abriu o próprio restaurante em São Paulo, o Maní. Seu trabalho é marcado por traços contemporâneos, com preferência de ingredientes típicos do Brasil. Em 2014, Helena ficou internacionalmente conhecida ao ganhar o prêmio de melhor chef do mundo pela revista britânica Restaurant.

Renata Vanzetto

O estilo despojado e de sabores litorâneos foi descoberto cedo pela paulista, que começou a desenvolver o talento culinário aos 18 anos, quando abriu o primeiro restaurante, Marakuthai, em Ilhabela, São Paulo. Hoje, tem outros sete negócios: mais duas unidades do Marakuthai, os bares MeGusta e Lambisgoia, o restaurante Ema e dois buffets.

View this post on Instagram

Mais da matéria bunita da @sabor.club

A post shared by Renata Vanzetto (@renatavanzetto) on

Carla Pernambuco

Referência da culinária brasileira, demorou a se entregar à paixão pela cozinha. Chegou a estudar Comunicação e trabalhou como atriz antes de entrar no mundo gourmet. Após cursar uma especialização em gastronomia, em Nova York, abriu o restaurante Carlota, em São Paulo, onde também mantém o Estúdio Carla Pernambuco. É apresentadora dos programas Com Que Receita Eu Vou e Cozinhando no Supermercado, na emissora Discovery Home & Health, e do canal de receitas no YouTube Boca a Boca.

View this post on Instagram

O autêntico pesto genovês. Receita fácil, rapidinha e deliciosa. Ingredientes: 1 maço de manjericão (só as folhas) 2 dentes de alho 60 ml azeite de oliva a gosto 30 g de queijo pecorino ou na falta dele utilizar o parmesão 30 g pinoles 1 pitada de sal Modo de preparo: Com um pilão misture as folhas do manjericão com o sal. Acrescente os pinoles(pinolis,pignolis,de qualquer jeito está correto)o alho e queijo e siga pilando, acrescente o azeite e misture até ficar um molho bem espesso. Quem não tiver pilão, pode usar o processador ou liquidificador, mas use apenas no modo pulsar. Fica bom com um gnocchi, um fettuccine, com lasanha, uma batata quente… hmmm! #ReceitadoCarlota

A post shared by carlapernambucocarlota (@carlapernambucocarlota) on

Carole Crema

Depois de estudar na The Moisimann Academy, em Londres, e no instituto La Cultura Alimentari, em Milão, Carole decidiu se especializar em pâtisserie tradicional. Pioneira em lançar modas na culinária brasileira, é responsável pelas febres do brigadeiro de colher e do cupcake. Seu currículo é bem grande: apresenta o programa Cozinha Caseira, no canal Bem Simples, é chef da La Vie en Douce e das redes WRAPS e GO FRESH e é professora da Escola Wilma Kovesi de Cozinha.

Ana Luiza Trajano

Abandonar a carreira bem-sucedida nos negócios para estudar gastronomia na Itália deu certo. Ana voltou ao Brasil e, em 2006, inaugurou o restaurante Brasil a Gosto em São Paulo. Interessada por ingredientes e receitas nacionais, criou o Instituto Brasil a Gosto, que incentiva estudos gastronômicos e se empenha em difundir a culinária brasileira. Já publicou três livros: Brasil a Gosto, Cardápios do Brasil e Misture a Gosto.