Carregando..

Muita gente enche a boca para dizer que é perfeccionista! E claro, uma dose dessa característica faz muito bem, afinal nada melhor que algo feito nos mínimos detalhes. Mas, ser perfeccionista ao extremo pode te deixar menos criativa.

Alguns comportamentos que têm raiz no perfeccionismo podem gerar o efeito contrário: minar sua capacidade de chegar a algo novo. Querer o desenho perfeito no primeiro rascunho ou uma peça linda na primeira tentativa de bordado não ajuda.

Por isso, a Casa Beta listou 5 medos que podem estar travando sua mente! Veja como se livrar deles e deixar a imaginação correr solta.

1) Medo de não criar nada novo

Todo mundo tem aqueles dias em que nada bom sai das nossas cabeças. Mas, não pense que o problema está com você. Isso acontece com JK Rowling, Oprah, Madonna… E a melhor estratégia é relaxar! A falta de ideias pode ser resultado de estresse, da pressão por criar. Afaste-se um pouco da sua tarefa e distraia a cabeça. Logo, a nova ideia chega!

2) Medo da rejeição

Quando pensamos que nossa criação não é suficiente, aquela ideia de que ninguém vai gostar da sua canção, do seu livro ou da sua pintura domina a mente! O ponto principal aqui é entender que sempre haverá alguém que não apreciará sua arte. O ditado já diz que não é possível agradar a gregos e troianos. Só não seremos rejeitados se não mostrarmos nosso trabalho para ninguém. Use a crítica como motor para tornar suas criações cada vez mais incríveis!

3) Medo do fracasso

Ideias são apenas ideias, estão na esfera da imaginação! Lembre-se disso diariamente, porque sua criação não necessariamente sairá da forma que você previu. Mas, isso não é ruim. O resultado pode ser bem melhor, mais inovador do que você pensava.

4) Medo de ser uma fraude

Apesar do sucesso, muitos artistas não conseguem acreditar no poder de suas criações e se veem como uma fraude, como se estivessem fingindo. O melhor remédio para esse sintoma é simplesmente olhar para as evidências: por que seu trabalho está sendo reconhecido se ele não vale nada?

5) Medo da vulnerabilidade

Esse medo deve ser tratado com muito carinho, já que estar vulnerável faz parte do processo criativo! Não se deixe levar pelo receio de estar arriscando. É justamente disso que você precisa para mostrar ao mundo seu talento. Perfeição e criatividade, definitivamente, não combinam!

Aproveite para baixar o nosso e-book grátis: O Segredo Das Mentes Criativas. Baixa preencher o formulário abaixo e você receberá o arquivo no seu e-mail.