Carregando..

Uma das técnicas mais delicadas e imprevisíveis da pintura, a aquarela está virando a queridinha dos artistas jovens! Nela, os pigmentos são dissolvidos na água, o que cria sua principal característica: a transparência.

Quando seca, a aquarela perde um pouco do colorido e ganha um aspecto esmaecido, que gera a sensação de transparência. A água usada para diluir a tinta seca, e o papel ganha luminosidade. Isso exige do aquarelista aplicações leves e sucessivas para se chegar ao efeito desejado.

Você gosta do resultado e está querendo se arriscar por esse caminho? Veja os 5 materiais básicos para pintar aquarela!

1 – Tinta
Existe um tipo específico de tinta para aquarela, vendida em pastilhas ou bisnagas. Você pode comprar estojos com várias cores, o que permite muitas opções de mistura de tons.

pintura em aquarela

2 – Pincéis
Você pode usar pincéis de cerdas naturais ou sintéticas. Nessa técnica, eles precisam ser macios e carregar bem a tinta. É bom adquirir pincéis de vários formatos, para conseguir diferentes efeitos.

3 – Godê
As pequenas tigelas onde se dilui as tintas devem ser de material não absorvente. É bom escolher um que tenha várias divisórias, com espaço para muitas cores.

4 – Papel
Você vai encontrar papéis para aquarela em vários tamanhos. O importante é que ele tenha pelo menos 50% de algodão em sua composição, o que ajuda na absorção da tinta. Não é aconselhável usar sulfite tradicional, pois não é absorvente.

pintura-em-aquarela

5 – Lápis de cor aquarelável
É bom ter um estojo de lápis para contornos e retoques finais.

Montou seu kit?

Aproveite também para conhecer o nosso Curso de Pintura em Aquarela e aprenda a usar os diferentes materiais para criar efeitos e texturas surpreendentes! Clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso online.

pintura-em-aquarela

Quer conhecer mais a fundo os materiais e marcas mais indicados para pintar aquarela? Preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente o nosso E-book de Pintura em Aquarela no seu e-mail.