Carregando..

Veja 5 exposições de arte imperdíveis em 2019 pelo país e se programe!

Leia também: Artista impressiona o mundo com obras de arte em crochê 

Feminino em foco

O Masp – Museu de Artes de São Paulo, escolhe todo ano uma temática para reger as exposições, e a de 2019 não poderia ser melhor. Intitulada “História das mulheres, histórias feministas”, o museu dedicará um ano inteiro a mulheres importantes com exposições de fôlego. Uma das mais aguardadas é Tarsila Popular, sendo a maior exposição de obras da artista brasileira reunido 92 obras a partir de novas ideias e contextualizações. A exposição de uma das maiores artistas do século 20 e figura central do modernismo tem como temática o “popular”, que se manifesta tanto nas paisagens quanto na paleta das obras. 

Tarsila Popular 

Quando: Abril a Julho de 2019

Onde: Museu de Artes de São Paulo 

Curadoria: Fernando Oliveira e Adriano Pedrosa

Inédito na América Latina 

Pela primeira vez na América Latina, uma exposição com mais de cem obras do suíço Paul Klee será reunida no CCBB SP e depois segue para o CCBB RJ. A coleção que cobre mais de cinco décadas de produção reúne muitos desenhos do artista feitos ainda criança que demonstram a busca de um estilo próprio e a fuga da arte acadêmica. Além de papeis, pinturas e gravuras também estará em exposição objetos pessoais do artista que alcançou uma expressão pictórica própria e longe de definições. 

Paul Klee – Equilíbrio Instável 

Onde: CCBB São Paulo 

Quando: 13 de fevereiro a 29 de abril 

Onde: CCBB Rio de Janeiro

Quando: 15 de maio a 12 de agosto

Curadoria: Fabienne Eggelhofer, do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça

Doce, doce, doce

O museu mais “instagramável” chega em São Paulo depois de uma temporada em Lisboa, o Museu Mais Doce do Mundo (The Sweet Art Museum) tem um piscina de marshmallows, uma banheira de bolinhas açucaradas e um espaço em forma de lata de leite condensado. Com a proposta de ser um espaço clicável, os ambientes são pensados para a melhor foto e a luz ajustada para proporcionar um feed tão colorido quando o museu. Os aficionados por doce terão um delicioso passeio, ainda mais ao descobrirem que em algumas das salas é possível degustar gostosuras servidas em um cone cor de rosa. O tema “Diga sim a felicidade! é um convite claro para a diversão entre tato, gostos e cheiros promovida pela exposição. A instalação brasileira do museu ganhou doces típicos como o brigadeiro e o quindim, diferentemente da versão portuguesa que contava com doces europeus. Em Setembro, a instalação ruma para uma temporada no Rio de Janeiro. 

O Museu Mais Doce do Mundo

Quando: 20 de junho a 18 de agosto

Onde: Rua Colômbia 157, Jardim América, São Paulo

Quando: A partir de setembro 

Onde: Rio de Janeiro 

Brasil-colônia em foco 

Eleito o melhor museu do Brasil em 2017 pela plataforma TripAdvisor, o Instituto Ricardo Brennand é um complexo cultural que engloba a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, uma galeria, uma biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. O instituto reúne duas exposições que formam o maior acervo de pinturas do Brasil-colônia: O Julgamento de Fouquet e Frans Post e o Brasil holandês. Há obras de pintores como Nicolao Antônio Facchinetti, Giovanni Battista Castagneto e Benedito Calixto de Jesus. O mais legal é que a exposição é permanente, e você pode ir quando quiser!

O Julgamento de Fouquet e Frans Post e o Brasil holandês

Quando: exposição permanente

Onde: Instituto Ricardo Brennand

Atmosfera peculiar 

Tim Burton dirigiu filmes apavorantes e encantadores como Edward Mãos de Tesoura (1990), Alice no país das maravilhas (2010) e mais recentemente Dumbo (2019). Seus desenhos e pinturas peculiares foram a inspiração para a mostra “A Beleza Sombria dos Monstros: Dez Anos de A Arte de Tim Burton” que acontece no CCBB Brasília. A exposição encara o desafio de criar uma releitura sensorial de mais de 400 páginas do livro “The Art of Tim Burton”, que celebra 10 anos de lançamento homenageados pela exposição. Da introdução ao último capítulo, as ilustrações do acervo pessoal do artista e também de conceitos visuais de diversos filmes são espalhadas em 14 galerias, que apresentam temáticas, expografia, cenografia e tecnologias visando a imersão profunda na obra e no imaginário poético de Tim Burton. O conjunto da exposição ilustra em detalhes sua obra e dão vida às mais variadas criaturas e seus universos.

Quando: 28 de maio a 11 de agosto 

Onde: CCBB Brasília 

Curadoria: Jenny He e colaboração da Tim Burton Productions

Que tal visitar todas essas exposições de arte imperdíveis em 2019 e se inspirar em obras e artistas incríveis?