Carregando..

Depois de os jardins verticais provarem que o cultivo de plantas em apartamento é possível, as hortas de ervas aromáticas têm ganhado cada vez mais espaço nas cidades grandes. Os benefícios não poderiam ser melhores: consumo de ingredientes orgânicos e frescos, colhidos na sua casa, sem risco de perigos para a saúde.

Escolha um espaço arejado e que receba luz do sol. Prepare a terra e comece a pensar no que você quer cultivar na horta caseira! Essa seleção não é fácil. As ervas aromáticas são ótimas opções, pois, além de darem um toque especial na cozinha, têm um cheirinho bem agradável!

Como escolher quais ervas plantar? Tudo depende do seu gosto culinário e aromático. Veja, abaixo, a lista que fizemos das ervas de sucesso entre quem decidiu ter a própria horta.

Alecrim

Usado principalmente no preparo de carnes e batatas, tem um cultivo fácil, até mesmo para quem não dispõe de muito tempo para cuidar da horta. A erva se adapta a diferentes temperaturas e precisa ser regada com frequência. Depois que se desenvolve, pode ficar até três dias sem irrigação. Normalmente, é colhida cerca de três meses após ser plantada.

Orégano

Muito apreciado em molhos, vegetais, carnes e pizzas, o orégano sobrevive a temperaturas extremas. Precisa de, no mínimo, quatro horas de luz solar e de uma irrigação que não seja excessiva. O solo não pode estar seco nem muito úmido. Quando a planta chega a 20 cm, suas folhas já podem ser colhidas.

Hortelã

Ideal para fazer um chazinho, temperar saladas ou dar um toque diferente à água, a hortelã precisa ser plantada em um vaso, já que suas raízes não gostam de compartilhar o solo. A planta também deve ficar longe do vento e gosta de umidade. Quando está florescendo, fica com o sabor e aroma mais intensos, sendo o melhor momento para colheita.

Manjericão

Essa erva combina com tudo: saladas, sopas, carnes, massas e molhos. Deve ser cultivada em locais onde a temperatura esteja acima de 18ºC e haja luz solar. Também precisa de muita água, o que faz da irrigação uma regra diária. Após 90 dias do plantio, já pode ser colhida.

Salsa

Planta que gosta de um tempo ameno, deve ser mantida a temperaturas que não passem dos 22ºC. Gosta de meia sombra e solo úmido. A colheita pode ser feita quando está entre 12 e 16 cm de altura. É muito usada em omeletes, sopas, carnes e saladas.

Se animou? Depois de montar sua horta particular, não vão faltar cores e sabores na sua comida!