Carregando..

O hand lettering está em todo canto: de menus de restaurante até grandes campanhas publicitárias! Já pensou em ter a sua letra vista por tanta gente?

Se você não sabe por onde começar, a Casa Beta listou 5 dicas de Hand lettering para iniciantes! Dê uma olhada e comece já a criar.

Lápis e canetas

O hand lettering se torna mais fácil quando você tem o material adequado.

O lápis pode ser duro ou mole, variando de 6H (duro) a 6B (macio). O HB fica no meio do caminho. Quem está começando pode escolher um conjunto de lápis de desenho e experimentar!

A canetas são vendidas em muito mais variedades. As pontiagudas são perfeitas para fazer os pequenos detalhes e letras limpas. Para um estilo mais solto e livre, as canetas para pincel são as melhores.

A escolha depende do artista, que opta pelo que mais funciona em seu trabalho.

Escolha seu papel

Tipos de papel não faltam por aí! É sempre bom ter sketch books e livros de letras à mão.

O Canson Multi Media Paper Pad é grosso o suficiente para não vazar tinta. O papel vegetal também é bom para quem está começando, pois tem uma superfície lisa que não drena a tinta das canetas.

Outra opção é o papel milimetrado, ótimo para manter pesos consistentes, além de auxiliar da linha de base.

Exercite

Trace linhas retas no papel com uma régua. Depois, faça linhas retas angulares. Aos poucos, arrisque curvas e formas mais complexas. Tente sempre manter as formas e as espaçadas uniformes. Esses exercícios são uma boa maneira de conhecer canetas e lápis, além de revelar seu estilo.

Busque referências

Procure em publicações e revistas antigas letras que te atraiam. Preste atenção em como são desenhadas: traços finos ou grossos? Há serifas? As letras são mais gordinhas ou mais magrinhas? É importante apurar seu olhar. Quanto mais referências, mais fácil se torna o seu processo criativo.

Coloque a mão na massa!

Depois de escolher o material e aquecer com os exercícios, é hora de dar liberdade para suas mãos criarem. A grande vantagem do hand lettering, se comparado com a caligrafia, é a maior liberdade e flexibilidade. Você pode experimentar e criar desenhos de letra sem medo! Não há regras. Basta escolher sua própria estética e brincar com ela. Você pode começar com uma pequena palavra e desenhá-la de todas as formas que imaginar. Sem pensar muito, preencha páginas inteiras. Você vai ter ideias e descobrir seu caminho no hand lettering.

Gostou das dicas e ficou com vontade de criar com as suas mãos? Aprenda a desenhar palavras de forma estilizada no nosso Curso de Hand Lettering. Assista aqui.