Carregando..

Está querendo arriscar uns rabiscos no papel, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois desenhar não é só questão de talento! O segredo para se tornar expert nessa técnica é a prática.

Qualquer um pode deixar lindas marcas em uma folha. Basta se inteirar um pouquinho sobre o processo de ilustração que, não se engane, começa com muitos erros e esboços.

Para te incentivar a mergulhar no mundo do desenho e perder o medo de fazer traços no papel, separamos 4 livros para aprender a desenhar.

1- Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com papel e lápis à mão, Sam Piyasena e Bervely Philip

Muita gente começa por aqui, já que se trata de um curso de desenho para iniciantes em forma de livro e com 65 exercícios! Você vai encontrar as técnicas básicas, além de aprender a teoria do desenho de forma simples. Linha, traço, luz, sombra, movimento, gestos. Tudo isso está ao alcance das suas mãos.

livros-para-aprender-a-desenhar

2- Desenhando com o lado direito do cérebro, Betty Edwards

Famosa na cabeceira de quem está nos primeiros passos do desenho, a obra ensina a como adquirir essa habilidade tão desejada – e a confiar nela!  O livro também aborda o aprofundamento da percepção artística a partir de resultados de pesquisas sobre a relação entre cérebro e desenho. A autora, Betty Edwards, é uma arte-educadora norte-americana e fundou o Center for the Educational Applications of Brain Hemisphere Research, onde desenvolve materiais didáticos sobre desenho. Seu livro já foi traduzido para diversas línguas.

3- Desenhar: truques, técnicas e recursos para a inspiração visual, Helen Birch

Neste livro, você perceberá que desenhar é realmente simples e precisa apenas de lápis e papel. Helen Birch é artista plástica e professora de ilustração na Bradford School of Arts & Media, no Reino Unido. Nessas páginas, ela mostra vários truques e técnicas que podem aumentar muito nosso potencial criativo, como colagem digital, combinação de camadas, acabamentos em contraste, superposição de linhas, variação de escalas e vários outros.

livros-para-aprender-a-desenhar

4- Successful drawing, Andrew Loomis

Conhecido por uma abordagem artística realista, Adrew Loomis escreveu uma série de livros didáticos no século 20. Em 1951, lançou esta obra, na qual ensina como expandir habilidades de desenho. A ênfase do livro é na perspectiva aplicada à figura humana, à composição de cenários e a objetos simples.

livros-para-aprender-a-desenhar

Curtiu as dicas? Corra já atrás dessas bíblias do desenho!

E se estiver querendo praticar, assista aqui à nossa aula online de Introdução à Ilustração de Folhagens. Você vai aprender a desenhar as folhas de um jeito bem descomplicado, com muita cor e luz!