Carregando..

Você é daquelas que abre o guarda-roupa e não consegue achar nada? Blusas emboladas, calcinhas perdidas pelas gavetas e meias escondidas no montinho de calças? Você não precisa deixar a bagunça dominar seu armário! Organizar o guarda-roupa não é tão difícil quanto parece, Marie Kondo que o diga.

Em apenas 10 passos, você consegue deixar tudo no devido lugar, como se fosse uma organizer profissional!

Siga essas dicas e nunca mais terá problemas em encontrar a peça perfeita para o look do dia.

1 – Saiba o que você tem

Antes de tentar arrumar as roupas, é bom avaliar as peças que estão no armário. Você usa tudo aquilo? Faça um pente-fino. Fique com o que realmente veste e doe o que está ali para só piorar a bagunça.

2 – Organize as roupas pela prioridade de uso

Na hora de colocar as peças nas gavetas, deixe por cima as mais usadas. O que você veste com menos frequência pode ficar nas gavetas de baixo. As roupas íntimas, que passam por mais rotatividade, podem ser as primeiras ao seu alcance.

3 – Dobre no mesmo tamanho

O ideal é dobrar as peças no mesmo tamanho, o que facilita a visualização nas gavetas. O uso de pranchas pode ajudar. Em seguida, guarde-as em estilo cascata, com o espaço de dois dedos de uma para outra. A busca pela roupa fica muito mais prática assim.

4 – Dê atenção especial às roupas íntimas

Sutiãs, calcinhas e meias merecem mais cuidados. Não faça bolinha com a meia, por exemplo. Apenas enrole ou dobre normalmente. O sutiã com bojo deve ficar com o aro aberto.

5 – Divida as roupas pelas cores

Se você tem muitas peças, separá-las por cor ou estampa pode criar uma harmonia na gaveta. Outra forma interessante é organizar por tipo: camisas sem manga, blusas com manga, saias, shorts etc.

6 – Faça bom uso das divisórias

Quando a pessoa tem uma grande quantidade de roupas, separar por cor nem sempre funciona. Aí, entram as divisórias de gavetas, que separam as categorias e deixam tudo em ordem.

7 – Cabide ou gaveta?

Se estiver na dúvida, sempre recorra a essa dica: se a roupa estica ou amassa pendurada, é melhor dobrar. Calças, casacos, paletós e roupas de renda combinam mais com o cabide.

8 – Deixe à vista as roupas da estação

No verão, você nem se lembra daquelas blusas de manga comprida e dos casacos pesados. Que tal fazer uma troca na prateleira de acordo com o tempo? As roupas que não serão usadas na temporada podem ir para o fundo, onde há menos visibilidade.

9 – Mantenha tudo nos trinques!

Organizar não é tão difícil quanto manter. Depois de colocar seu guarda-roupa nos eixos, não deixe a preguiça te dominar. Usou? Coloque de volta no lugar.

10 – Encontre a melhor técnica para você

Os personal organizers dizem que não há uma técnica universal. Cada um encontra a melhor forma de manter o guarda-roupa bem arrumadinho. Vá testando até encontrar o jeito que deixe tudo mais prático e funcional para você!

Se animou? Então aproveite para conhecer também o nosso curso de planejamento de rotina. Clique aqui e saiba mais.